Etapa Rio de Janeiro (RJ)

Auditório do Ministério Público

27/07/2012

 

2012: Candidatos a prefeito e suas ideias para implementar a PNRS

Políticas públicas eficientes, capazes de transformar a vida e o modo de viver das pessoas de uma cidade. Estas são as ações esperadas por parte daqueles que se candidatam – e vencem – eleições municipais.

No Ciclo de Debates Abralatas 2012, a pauta apresentada aos principais candidatos a prefeito de quatro capitais foi além da reciclagem: Qual o destino correto para os resíduos sólidos e como envolver cooperativas de catadores nos processos de coleta, triagem e reciclagem? Como implementar as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos? O Ciclo se tornou o primeiro debate entre candidatos a prefeito nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus.

Exemplos bons não faltaram: as cidades de Natal e de Guarulhos foram destaque neste quesito. Gestores e catadores destes dois municípios contaram suas histórias e mostraram que com determinação, participação popular e vontade política podem-se transformar realidades que, pouco tempo antes, estavam sem perspectivas de melhorias.

Com os pés no chão e os olhos voltados para o futuro, os participantes do encontro tinham em comum a ideia de que o meio ambiente deve ser visto como uma grande oportunidade de mudança econômica e social para as cidades que pretendiam gerir. Os frutos dessa visão, se efetivamente postos em prática, serão colhidos, em um futuro próximo, por todos.

Palestrantes do Evento

Jorge Pinheiro

Jorge Pinheiro

Coordenador do programa Recicla Rio - Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro-RJ

victor_zveibil

Victor Zveibil

Superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro;

carlos_roberto Morais

Carlos Roberto Morais

Coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio - Abal

Renault Castro (48)

Renault de Freitas Castro

Presidente executivo da Abralatas

cda2012-foto_Sávio Bittencourt

Sávio Bittencourt

Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e representante do Ministério Público do Rio de Janeiro.

cda2012-foto_Heverthon Jeronimo da Rocha

Heverthon Jeronimo da Rocha

Gerente do Meio Ambiente da Urbana - Cia de Serviços de Limpeza Pública de Natal-RN

Alexandre Lobo

Alexandre Lobo de Almeida

Gerente da Divisão de Coleta Seletiva do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos - Prefeitura Municipal de Guarulhos-SP

cda2012-foto_Severino Lima Júnior (2)

Severino Lima Júnior

Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

André Vilhena

André Vilhena

Diretor executivo do Compromisso Empresarial para a Reciclagem - CEMPRE

cda2012-foto_Custódio da Silva Chaves

Custódio da Silva Chaves

Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro.

Debates entre candidatos

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-Aspasia

“O que temos que fazer é incentivar e promover o relacionamento entre as empresas e os catadores”

 

Aspásia Camargo

(PV)

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-RodrigoMaia“O governo precisa entender que trabalhar com reciclagem não é despesa, é investimento. Cabe ao governo gerar rentabilidade, tanto em investimento quanto em isenção de tributos.”

 

Rodrigo Maia

(DEM)

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-foto_Marcelo Freixo“O poder público tem de acreditar e entender o papel das cooperativas e investir, dando, por exemplo, assistência social e educacional às famílias dos cooperativados. ”

Marcelo Freixo

(PSOL)

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-foto_Otávio Leite“Vamos oferecer oportunidade de trabalho e serviço às empresas que queiram se instalar com a finalidade de reciclar e às pessoas que queiram organizar cooperativas, ampliar as atuais ou criar novas. ”

Otávio Leite

(PSDB)

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-Fernando Siqueira 2012“Esse pessoal (catadores) tem uma experiência imensa nesse assunto. Eles podem ser integrados ao serviço público do município, orientarem a sociedade e fazer a coleta seletiva.”

Fernando Siqueira

(PPL)

cda2012-canditado-rio_de_janeiro-foto_Ciro Garcia“Não tem como sermos sustentáveis se não combatermos as empresas poluidoras e a lógica destrutiva do capital. ”

Ciro Garcia

(PSTU)

Patrocinadores e Apoiadores de 2012

 Realização Patrocínio Apoio  Organização
abralatas  logo-abrampa

 logo-abrampa

 logo-comunicato