Etapa Curitiba (PR)

Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho

30/09/2010

 

 

Assim como em Natal (RN), a segunda etapa do Ciclo de Debates da Abralatas 2010 que foi realizada em Curitiba (PR), teve como tema principal as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Na região sul, especialmente no Paraná, um dos destaques foi o combate ao trabalho infantil. Também foi debatida a orientação sobre legislação que estimula a formação de cooperativas com a redução do IPI sobre produtos recicláveis.

Palestrantes do Evento

Renault-Castro-CDA-2010

“A inovação dirigida à sustentabilidade passou a ser uma vantagem competitiva importante e perseguida por empresas e por setores como um todo, o que é muito positivo para toda a sociedade. Porque mais concorrência significa mais inovação. E mais inovação proporciona bem estar para toda a sociedade”.

Renault Castro

Presidente executivo da Abralatas

Henio-de-nicola

“O alumínio tem uma cadeia de logística reversa de coleta já constituída. E não teremos problemas quanto a isso nas exigências previstas na PNRS. Estamos preparados, tranquilos com um potencial de colaboração muito grande para que a política seja implementada com justiça”.

Hênio de Nicola

coordenador da Comissão de Reciclagem Associação Brasileira do Alumínio (ABAL)

CDA-2010-Saint-Clair-Honorato-Santos-

“O estado do Paraná investiu em praticamente todos os 399 municípios com dinheiro público para que a realidade dos lixões mudasse. Fizemos reuniões desde 2004 com todos os municípios do Paraná para que eles mudassem essa realidade e passassem a trabalhar em conjunto das prefeituras com as associações de catadores para fazer a reciclagem”.

Saint-Clair Honorato Santos

Procurador de Justiça e Coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Paraná

CDA-2010-Sergio-Nascimento

“Todos se beneficiaram com a iniciativa do governo de Pernambuco de permitir apenas a comercialização de latas de alumínio para bebidas no Carnaval de 2009. Os catadores ganharam porque são melhores remunerados e as prefeituras porque houve uma redução dos resíduos nas ruas. Isso diminuiu a quantidade de lixo coletado e reduziu o impacto ao meio ambiente”.

Sérgio Nascimento

presidente da Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar

marilza-lima

“Antigamente existia uma barreira entre os catadores e os Ministérios do Trabalho, da Justiça. Hoje conseguimos derrubar essa barreira e o Tribunal de Justiça do Paraná é um parceiro nosso e estão juntos conosco nos apoiando nas nossas reinvindicações. Mas precisamos de mais apoio de outros órgãos públicos, do poder público, para as nossas organizações de catadores”.

Marilza Lima

Membro da Comissão Nacional do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

CDA-2010---Severino-Lima-Junior-

“Os catadores estão se organizando em cooperativas em todo o Brasil para retirar desse processo os ‘atravessadores’ que ficam com a maioria do lucro. A gente quer ter esse direito de vender a sucata direto para a indústria”.

Severino Lima Júnior

Membro da Equipe de Articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

CDA-2010---Ana-Carolina-Zaina

“A produção e a gestão dos resíduos sólidos não pode ficar de fora das atividades da magistratura. É preciso que a atividade do Poder Judiciário como um dos integrantes dos Poderes da República, portanto como um dos responsáveis pela realização da democracia e da cidadania, atue para além de seus papéis. Um evento desta natureza é parceiro do Estado”.

Ana Carolina Zaina

Desembargadora federal do trabalho do Ministério Público do Paraná

CDA-2010---Carlos-Alencastro-Cavalcante

“Queremos conquistar junto aos governos o reconhecimento dos catadores e o pagamento justo pelos serviços prestados. Temos uma relação direta com o poder público municipal e buscamos alguma forma que diminua ou até acabe com a presença dos atravessadores”.

Carlos Alencastro Cavalcante

Membro da Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores

Patrocinadores e Apoiadores de 2010

Realização Apoio Organização
abralatas

mpt mprn_logo

ces

besceventos